O que é SD-WAN?
As soluções de rede de longa distância definida por software (SD-WAN) transformam os recursos de uma organização, aproveitando a rede corporativa de longa distância (WAN), bem como a conectividade multi-nuvem para fornecer desempenho de aplicativo de alta velocidade na borda da WAN das filiais. Um dos principais benefícios do SD-WAN é que ele fornece uma seleção de caminho dinâmico entre as opções de conectividade – MPLS, 4G / 5G ou banda larga – garantindo que as organizações possam acessar de forma rápida e fácil os aplicativos de nuvem essenciais aos negócios.
As soluções SD-WAN têm se tornado cada vez mais populares à medida que as organizações exigem conectividade rápida, escalonável e flexível entre diferentes ambientes de rede e buscam reduzir o custo total de propriedade (TCO) geral, preservando a experiência do usuário. Mas a solução SD-WAN errada pode inibir significativamente a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às demandas de negócios em constante mudança, principalmente porque cria novas dores de cabeça de segurança.
Como funciona o SD-WAN
Uma solução SD-WAN conecta os usuários a qualquer aplicativo, onde quer que ele resida, do data center à nuvem. O SD-WAN determina de forma inteligente qual caminho atende melhor às necessidades de desempenho ideal para um aplicativo específico. Em seguida, ele encaminha o tráfego para o caminho WAN ideal, enquanto as arquiteturas WAN tradicionais só têm a capacidade de rotear todos os aplicativos por meio de MPLS. Abaixo estão algumas características que definem como uma solução SD-WAN funciona e evoluiu a partir de uma infraestrutura WAN:




História e evolução do SD-WAN
A tecnologia SD-WAN moderna evoluiu de soluções de rede anteriores, como linhas alugadas ponto a ponto (PPP), frame relay e MPLS. PPP era o modo original para conectar múltiplas redes locais (LANs) antes que o frame relay removesse a necessidade de comprar e gerenciar links de conexão individuais entre vários locais corporativos. MPLS fez mais melhorias ao trazer funções anteriormente separadas, como voz, vídeo e rede de dados na mesma rede usando a tecnologia baseada em protocolo de Internet (IP).
Tipo
Complexidade
SD-WAN
Se a segurança não for integrada automaticamente, as equipes precisam de opções adicionais
MPLS
O tráfego da Internet retornou ao data center
Complexidade
Visibilidade ampla do aplicativo
Visibilidade ampla do aplicativo
visibilidade
Serviços consolidados reduzem muito o TCO
Caro de contratar e manter
Desempenho e disponibilidade
Ativa MPLS, banda larga, LTE para alta velocidade
MPLS oferece largura de banda limitada e ponto único de falha
Escalabilidade
Expanda para adicionar conectividade segura com malha completa
Processo demorado que geralmente leva meses
Experiência de usuário aprimorada: a tecnologia subjacente em SD-WAN permite que sites remotos se conectem mais facilmente às redes, com menor latência, melhor desempenho e conectividade mais confiável. Na era em que os usuários exigem muito mais de seus aplicativos e infraestrutura em velocidade e escala sem precedentes, uma experiência de usuário atraente pode ser decisiva.
TCO mais baixo: MPLS e outras tecnologias de conectividade não estão apenas desatualizadas, mas também são mais caras quando o custo total de propriedade (TCO) é considerado. SD-WAN reduz significativamente os custos de largura de banda e, quando pode oferecer benefícios como provisionamento zero-touch, automatiza melhor certos processos e reduz a quantidade de hardware e gerenciamento manual necessários para o sucesso.
Simplicidade: à medida que as infraestruturas de rede evoluem, a proliferação de produtos pontuais usados para rede e segurança pode complicar bastante as coisas. SD-WAN usa automação e outros benefícios para tornar a conectividade um processo mais simples em ambientes mistos, incluindo local, híbrido e nuvem.
Prontidão para várias nuvens: com mais de 90% das empresas atualmente investindo em uma estratégia de várias nuvens, a solução SD-WAN certa torna esse ambiente mais fácil de gerenciar. Multi-nuvem não é o mesmo que nuvem híbrida, na qual nuvens públicas e privadas são integradas para otimizar o desempenho, segurança e flexibilidade. Multi-nuvem significa simplesmente que as organizações têm a flexibilidade de selecionar o melhor provedor de nuvem para cada uma de suas várias necessidades de infraestrutura e aplicativos. Por causa de seus recursos de automação e também onde reside estrategicamente na rede, SD-WAN se tornou a solução preferida para inovações de rede em nuvem em rápida evolução (incluindo várias nuvens).
Melhor segurança geral: uma solução SD-WAN precisa ter segurança integrada; caso contrário, é apenas mais uma opção de conectividade que infelizmente se torna um vetor de ataque. Quando implementado corretamente, o SD-WAN seguro melhora a segurança da empresa em geral.