Porto Seguro é nova vítima de um ataque cibernético no País

Porto Seguro é nova vítima de um ataque cibernético
Posted by: S4TI Solutions Comments: 0

Porto Seguro é nova vítima de ataque hacker

Porto Seguro é nova vítima de um ataque cibernético no Brasil, a seguradora reportou nesta quinta-feira, 14/10, o ataque à Comissão de Valores Mobiliários, mas disse apenas que sofreu 'uma instabilidade parcial em seus canais de atendimento e alguns de seus sistemas'. Porém, a Porto Seguro não revelou a natureza do ataque - não diz se foi ransomware ou outra modalidade.
Segundo a companhia, a tentativa em questão resultou em uma instabilidade parcial em seus canais de atendimento e alguns de seus sistemas. A empresa ressaltou que ativou prontamente todos os protocolos de segurança e que, desde às 15h, vem restabelecendo gradualmente seu ambiente operacional.

Os registros de ataques hacker envolvendo empresas brasileiras vem crescendo rapidamente nos últimos meses. A Porto Seguro e a CVC são as vítimas mais recentes, mas antes delas tiveram casos semelhantes com a Lojas Renner (LREN3)JBS (JBSS3)Fleury (FLRY3), entre outras.

A Empresa também esclareceu que, até o momento, não foi identificado qualquer vazamento de dados da companhia, das suas controladas, dos seus clientes e/ou parceiros, incluindo quaisquer dados pessoais. A seguradora se junta ao time dos atacados, entre eles, Lojas Renner, CVC, Embraer e Grupo Fleury, todas nesses últimos meses de 2021.

 Porto não revelou a modalidade da tentativa de ataque cibernético que sofreu, mas o crime cibernético mais comum nesses casos é o conhecido como ransonware, quando os hackers bloqueiam os sistemas das empresas e pedem um resgate para liberar o acesso.

Além dos prejuízos relacionados ao sistema de segurança da informação dessas empresas, elas também perdem na bolsa de valores. Assim como aconteceu com Renner e CVC, a Porto Seguro viu suas ações caírem após notificar o ataque o cibernético.

Os papéis da Porto Seguro fecharam com queda de 2,29% ontem, valendo R$ 45,20.

Já conhece nossos serviços de cybersegurança?

saiba mais +